Formiga


Formiga Lava-pés

Classe: Insecta
Ordem:
Hymenoptera 
Família:  Formicidae
Nome científico: Solenopsis spp.

Nome vulgar:
Formiga lava-pés

BIOLOGIA

As formigas lava-pés,  são freqüentes nos jardins, calçadas e até mesmo dentro de casa. Os ninhos podem ser visualizados após períodos de chuva.

A maioria das pessoas, quando picadas por formigas lava-pés, queixa-se de ardência local seguida de um surgimento de pequena bolha d’água. No entanto, em um número reduzido da população, a picada pode ocasionar um choque anafilático, que além de produzir taquicardia pode levar o acidentado a ter um edema de glote, onde a respiração é dificultada. Nestes casos, se não houver socorro imediato, o indivíduo pode morrer. Essas pessoas são extremamente alérgicas à picada das formigas lava-pés.
Tamanho 3,0-7,0mm
Coloração Marrom avermelhado ao preto
Postura Dezenas de ovos/dia
Reprodução Sexuada
Alimentação Onívora

DOENÇAS TRANSMITIDAS E PATÓGENOS VEICULADOS:

- Bactérias
- Vírus
- Infecções

ABRIGOS

- Gramados
- Canteiros
- Calçadas
- Jardins
- Dentro de estruturas humanas

PREVENÇÃO

Não há como prevenir o aparecimento de formigas lava-pés, uma vez que as rainhas voam para formar novos ninhos.


MÉTODOS DE CONTROLE

O controle é localizado, isto é, faz-se aplicação de produto inseticida ou alternativo diretamente sobre o ninho. Qualquer formicida líquido domissanitário, que tenha registro no Ministério da Saúde, pode ser aplicado contanto, que as instruções contidas no rótulo da embalagem sejam seguidas à risca ou ainda melhor, que o serviço seja efetuado por um profissional da área de controle de pragas. Nunca deixar a pele exposta ao inseticida, lembrando de utilizar luvas de nitrila (próprias para o manuseio de inseticidas) e botas de borracha grossa e de cano alto.

Como controle alternativo sugere-se jogar água sanitária misturada à água de torneira numa concentração de 10%. Como exemplo: Para cada litro de água, 100 mL de água sanitária.

A solução de água sanitária deve ser jogada em abundância sobre os ninhos, encharcando-os. Dois dias após a aplicação rever o local para verificar se o controle foi satisfatório. Se necessário, realizar nova aplicação.

Uma dica: jogar a solução de água sanitária logo no início da manhã ou ao entardecer. Durante o dia, a sol pleno, o gramado e plantas ao redor onde foi jogada a solução ficam amarelecidos e com aspecto ruim.

PRODUTOS PARA CONTROLE

Para controle residencial existem vários produtos de venda livre encontrados no comércio em geral:

- FORMICIDA 7 BELO - SERVER QUÍMICA
- K-OTHRINE CASA & JARDIM  - BAYER ENVIRONMENTAL SCIENCE

VOLTA AO TOPO

 


Copyright © 2002 SPCA Brasil. Todos os direitos reservados.
O uso das informações contidas neste site estão sujeitas aos
Termos de Uso e Limitações.
Comentários e Sugestões: webmaster@pragas.com.br.