Percevejo ou Barbeiro?


 

A Ordem Hemiptera contém várias espécies de insetos, chamados percevejos e barbeiros. Os hábitos alimentares dessas espécies são bastante variáveis, sendo que algumas alimentam-se da seiva das plantas (fitófagos), outras são predadoras de outros artrópodes e outras são hematófagas, isto é, sugam o sangue do hospedeiro. Algumas espécies hematófagas são chamadas barbeiros e podem transmitir a doença de chagas para o homem. O percevejo de cama também é hematófago e não transmite qualquer tipo de doença, a não ser provocar alergias na pele do hospedeiro. Os hemípteros fitófagos e predadores são denominados percevejos. Os percevejos predadores, caso haja escassez de presas, podem se alimentar de plantas.

Existem ainda hemípteros aquáticos. A barata d´água é um exemplo.

Os ovos de algumas espécies de percevejos, geralmente têm forma de barril e são postos em grupos. Usualmente as fêmeas depositam-nos em cortinas, janelas e outros objetos domésticos. Destes ovos eclodem pequenas ninfas, que normalmente são coloridas, ficando por um tempo agrupadas.

A maior preocupação para as pessoas é diferenciar um barbeiro de um percevejo. Para tanto, existem algumas características que um leigo pode verificar, mas caso haja dúvidas, deve-se procurar a ajuda de uma instituição científica ou posto de saúde.

CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM PERCEVEJOS FITÓFAGOS, PREDADORES E HEMATÓFAGOS

Percevejo fitófago – o aparelho bucal que consta de um rostro fino e comprido que surge da parte anterior da cabeça e prolonga-se por entre os primeiros e segundo pares de pernas.


Rostro longo

Percevejo Fitófago

Percevejo predador – o rostro, que também surge da parte da anterior da cabeça é curto e curvo e não ultrapassa o primeiro par de pernas.


Rostro curvo e curto


Percevejo Predador

Barbeiro – o rostro surge da parte anterior da cabeça, é reto, curto e também não ultrapassa o primeiro par de pernas.


Rostro curto e reto


Barbeiro