.


Pequena Formiga de Fogo ou Pixixica



Foto: Syngenta

Nome Científico: Wasmannia auropunctata.

IDENTIFICAÇÃO

São monomórficas, .possuem dois nós na cintura e um par de espinhos no mesossoma. As operárias medem 1,5mm de comprimento. As antenas possuem 11 segmentos sendo os três últimos maiores que os anteriores. A coloração varia do amarelo ao marrom dourado. Picam dolorosamente.

ASPECTOS BIOLÓGICOS

Esta espécie é muito encontrada em citrus (laranja, limão, etc), ou seja nos pomares e jardins. No entanto, em algumas regiões do Brasil podem ser encontradas dentro das edificações. As colônias são pequenas e na maioria das vezes poligínicas. As operárias andam vagarosamente. Esta espécie alimenta-se de substâncias adocicadas, alimentando-se ainda de substâncias oleosas e ricas em proteína. Quando roupas usadas são guardadas sem lavar as formigas podem ser atraídas pelo suor e furá-las. Já foram relatados casos destas formigas sobre camas picando crianças e até mesmo adultos. A reprodução se faz principalmente por fragmentação.

ONDE ENCONTRAR SEUS NINHOS

Sob cascas de árvores, embaixo de pedras e entulhos. Quando ocorrem diretamente no solo podem ocupar vários locais pequenos formando fragmentos da colônia.

_____
Texto publicado com autorização da Dra. Ana Eugênia C. Farinha, Pesquisadora do Instituto Biológico de São Paulo.