Paquinhas


As paquinhas pertencem à Ordem Orthoptera, Família Grillotalpidae. São também conhecidas por grilo toupeira. Suas antenas são longas e as pernas anteriores são mais curtas e modificadas para cavar o solo.

As paquinhas causam danos a gramados, porém infestações deste insetos não são freqüentes no Brasil. Elas cavam túneis no solo próximo à superfície. Este hábito faz com que as raízes da grama fiquem expostas levando a desidratação e morte da planta. Percebe-se o ataque por paquinhas pois a área atacada apresenta orifícios no solo e morte da grama, geralmente em áreas concentradas.

As fêmeas depositam seus ovos em câmaras escavadas no solo logo abaixo da superfície. Cada fêmea escava três a quatro câmaras, depositando uma média de 35 ovos por câmara.

Os jovens saem da câmara de ovos e cavam um buraco na superfície do solo e iniciam a alimentação. Comem matéria orgânica e outros organismos menores incluindo insetos. As paquinhas alimentam-se no período noturno e podem ser observadas sobre o gramado após uma chuva ou irrigação. Durante o dia estes insetos escondem-se nos buracos no solo.

CONTROLE

Encharcar o gramado com uma solução de água e detergente de lavar louças é uma solução eficiente para o controle de paquinhas. Entretanto, este método só deve ser utilizado ao entardecer, quando o sol está bem fraco, pois o sabão queima as plantas. Caso, ao inundar o solo com a solução de sabão saia uma quantidade grande de paquinhas, faz-se necessário o controle químico.